domingo, 13 de janeiro de 2013

Batata recheada com Strogonoff de Frango

Hoje fiz strogonoff e quando acabei de fazer minha esposa pediu para usar aquele strogonoff para rechear umas batatas.
Quando fui cavar as batatas para recheá-las elas quebraram. Estavam um pouco duras por dentro e bem moles por fora e nenhuma ficou inteira.
Então resolvi mudar o prato. E deu nisso:



(essa foto é do prato que eu fiz)

Ingredientes:
Strogonoff:
500g de peito de frango cortado em cubos pequenos
1 cebola pequena picada
1 colher de chá de alho
manteiga e azeite
2 sachês de caldo de galinha
ervas para temperar (usei orégano e salsinha desidratada)
2 colheres de sopa de molho de soja
4 colheres de sopa de catchup
2 colheres de sopa de mostarda
2 caixas de creme de leite (400g)
100gr de champignon
1 concha de conhaque

Purê de Batatas
500gr de batatas descascadas
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina)
sal a gosto

Para a montagem:
Batata palha
salsinha

Modo de preparo:
Strogonoff:
Derreta a manteiga em uma panela e acrescente o azeite para não queimar a manteiga. Refogue a cebola por 1 minuto, adicione o alho e refogue até a cebola começar a dourar. Coloque o frango nesse refogado e deixe cozinhar. Quando o frango mudar de cor e estiver todo cozido (em torno de 5 minutos no fogo alto) acrescente o caldo de galinha e as ervas e o molho de soja. Deixe cozinhando para reduzir o caldo que forma com a água que o frango solta. Quando reduzir o caldo ponha a concha (que possa ir ao fogo) de conhaque em cima de uma boca do fogão e deixe esquentar até pegar fogo, jogue por cima do frango e deixe evaporar todo o álcool. Acrescente o catchup e a mostarda e o champignon, mexa bem. Coloque o creme de leite e mexa bem sem deixar ferver. Desligue o fogo e deixe o strogonoff mais uns 5 ou 10 minutos na panela para encorpar. Coloque a salsinha e mexa.

Purê:
Cozinhe as batatas em uma panela de pressão com água (suficiente para cobrir as batatas) e sal por 15 minutos. Esprema as batatas direto em uma panela. Adicione o leite, a manteiga e o sal. Mexa bem e deixe cozinhar por 5 minutos, sempre mexendo.

Montagem:
Coloque o purê em um prato e, com a colher, faça um buraco no meio, deixando as laterais altas. Coloque o strogonoff no buraco que foi feito. Por cima coloque a batata palha e salpique salsinha para enfeitar.

Ficou bom demais!!!
Experimentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário